sexta-feira, 25 de março de 2011

MENSAGEM TRABALHADA COM OS ALUNOS MEDIADORES (EEBM JUREMA HUGEN PALMA) DIA 24-03 E COM O GRUPO DE ALUNOS MULTIPLICADORES (EEB ROCHA POMBO) DIA 25-03. PROFESSORA LEONOR

"O UNIVERSO SEMPRE CONSPIRA A SEU FAVOR.

QUANDO VOCÊ POSSUI UM OBJETIVO CLARO E UMA DISPONIBILIDADE DE CRESCIMENTO". (PAULO COELHO)

GRUPO MEDIADORES DE ELITE

Mensagem apresentada pelos alunos mediadores no dia 23 para convidar cada um dos alunos a ser um HERÓI DO BEM. A mensagegem foi apresentada enfocando os valores e bons hábitos necessários para uma convivência social harmoniosa e saudável, a mensagem impressa foi entregue a cada um dos alunos presente. Na mesma data, foram apresentados os novos alunos mediadores, representantes das demais séries finais do Ensino Fundamental.

PRECISA-SE DE UM HERÓI
(Luiz Almeida Marins Filho)

            “Ninguém joga papel no lixo, simplesmente porque ninguém joga papel no lixo e se ninguém joga, não vou ser eu o único herói a jogar”, me disse um funcionário de uma empresa, ao perguntar-lhe o porquê de ele próprio não ter jogado o papel de seu sanduíche no lixo.
             Temos um problema sério no Brasil. As pessoas tem vergonha de ser “certinhas”. As pessoas são levadas, pelo meio e pelos colegas e amigos, a fazer as coisas mal-feitas, pela metade, com baixo comprometimento. Temos vergonha de ser “heróis” e por isso acabamos vivendo em ambientes cada vez mais degradados e temos serviços cada vez mais de baixíssima qualidade. Parece mesmo que desenvolvemos uma cultura de que “é errado fazer o certo”- vão nos chamar de “puxa-saco, lambe-botas, CDF”, etc.
             Precisa-se de um herói. Estamos precisando de pessoas que façam bem feito. Que se importem. Que se comprometam com o certo, com o correto. Que tomem para si a responsabilidade de fazer. Que  se preocupem com a qualidade do que fazem e também da do que os outros estão fazendo.
             Essa atitude de ter vergonha de ser “herói” precisa acabar. E precisa acabar já – “pelo bem de todos e pela felicidade geral da nação”. Só assim sairemos deste verdadeiro subdesenvolvimento mental que nos tem atacado e feito tão mal a nós próprios e ao próprio Brasil.
             Gostaria que você pensasse nisto. Perca a vergonha de ser “herói” e passe a comprometer-se cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida de todos nós, fazendo o certo e tendo orgulho de seu “heroísmo”.

PROJETO MEDIADORES DE ELITE



            Estado de Santa Catarina
Secretaria de Municipal de Educação
São Joaquim/SC
Escola de Educação Básica Municipal: JUREMA HUGEN PALMA

Tendo em vista que a escola, através de todos os seus componentes, é parte integrante da sociedade e co-responsável pela sua transformação, a formação do aluno deve ser integral, abrangente de forma que a educação e o exercício da cidadania estejam interligados. O conhecimento científico conquistado na escola é primordial, no entanto necessita ser complementado com estudos e reflexões que aprimorem o desenvolvimento da consciência cidadã. Diante disso, esta iniciativa visa realizar, atividades diversificadas que auxiliem na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.
Ciente do compromisso de contribuir para o exercício da cidadania plena, a Escola de Educação Básica Jurema Hugen Palma apresenta o Projeto “Mediadores de Elite”, que visa formar um grupo de alunos capazes de mediar os conflitos mais comuns no espaço escolar, atuando de maneira positiva nos espaços e assuntos necessários para a construção de uma vida saudável e desenvolvimento de bons hábitos entre os alunos, no sentido de promover situações que construam uma convivência mais harmoniosa e saudável entre toda a comunidade escolar.
Inicialmente o grupo de mediadores será formado pelos alunos da 8ª série, estendendo vagas para alunos das demais turmas – observando sempre, o consentimento da direção. As reuniões serão pré-agendadas, preferencialmente uma vez por semana, com levantamento de problemas e soluções, palestras e reflexões entre outras ações.