sábado, 28 de junho de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO - 2014 -NO BRASIL



Na escola Jurema Hugen Palma, Copa do Mundo se transforma em conhecimento. O futebol é uma das inúmeras práticas culturais esportivas que se tornou paixão para o povo brasileiro, assim é seguramente o esporte o mais popular do nosso país. Com a Copa do Mundo, essa paixão fortalece nos brasileiros, e o verde-amarelo toma conta do país, pois a população respira futebol nas ruas, nas escolas, nas lojas, enfim, em todos os ambientes, assim, a escola não pode perder essa oportunidade de potencializar o processo ensino aprendizagem, ainda mais considerando que a Copa do Mundo/2014 acontecerá no Brasil o que torna o evento mais envolvente e significativo.

A proposta é aproveitar o evento da Copa do Mundo para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os países participantes e principalmente sobre o Brasil, trabalhando também os temas transversais, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, e diversas regiões do Brasil e do mundo. O projeto envolveu toda a escola, num clima propício ao estudo e conhecimento, aliados a torcida e lazer.
Toda a escola foi decorada.

Arte da professora Gerlaine.

O Fuleco acompanhou todo o projeto.

Bandeiras dos países participantes, arte da professora Iolanda.


Pose para foto.

Foi trabalhado a Bandeira do Brasil - cores e formas.

Comunicação visual.

Fuleco...


Alegria e pose.

Fotos e mais fotos.
Luta Brasil!!!!
Força na raça Brasil

Produção textual.



Interpretação textual.

Bandeiras de todos os países participantes da  Copa, elaboradas pelos alunos do 4 ano que também trabalharam a desigualdade social do Brasil. 

Camisas e mascote da Copa.

Bandeira brasileira e produção artística e textual.

Fuleco...



Hal de entrada...

Escola toda decorada,

Aguardando a vitória da seleção brasileira.

O projeto teve como objetivo central trabalhar de forma interdisciplinar critica e contextualizada o tema Copa do Mundo, além de


  • ·         Valorizar a participação do Brasil como sede neste evento;
  • ·         Incentivar os alunos a demonstrarem seu patriotismo através da torcida, da pesquisa e do estudo;
  • ·         Compreender a história do Mascote da Copa;
  • ·         Envolver o tema nos conteúdos de cada disciplina;
  • ·         Articular as atividades com o Tema Copa do Mundo;
  • ·         Trabalhar pesos, medidas, diâmetros, parâmetros, estratégias;
  • ·         Compreender o calendário e fuso horário;
  • ·         Propiciar oportunidades de aprendizagem significativa para o aluno.
    O momento permite o trabalho interdisciplinar e configura-se em excelente tema motivador  para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele popularizou os símbolos nacionais e permitiu conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las e também,  repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.