terça-feira, 20 de setembro de 2011

MESA REDONDA "MEMÓRIAS DE UM JOAQUINENSE"

A"Mesa Redonda" foi uma conversa dos alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental com o Dr. Joaquim Anacleto a respeito do livro "Memórias de um Joaquinense".
Os alunos fizeram perguntas e pediram ao nosso convidado que fizesse comentários sobre suas crônicas que foram lidas e trabalhadas em sala de aula.
A escola Jurema Hugen Palma procura fazer um trabalho para valorizar os saberes da comunidade. Foi um momento que vivenciamos e que faz parte do projeto que está sendo desenvolvido na escola denominado "Resgate da Cultura e Povoamento da Região Serrana."
O referido projeto, procura estudar a cultura da Região Serrana embasando-se em pesquisas de autores joaquinenses, livros, poesias e demais recursos literários e artísticos que permitam o resgate dos aspectos da cultura do município de São Joaquim, afinal, “Povo sem história é povo sem tradição”.
A “Mesa Redonda” foi um uma experiência significativa para os alunos e professores, nas palavras do autor do livro, Dr. Joaquim, “foi uma realização inédita na cultura da Educação de São Joaquim”.
O autor, respondeu perguntas realizadas pelos alunos que participaram da mesa, teceu comentários e também num clima descontraído fez perguntas para os alunos e cada pergunta rendia uma história sobre temas diferentes como infância, escola, nevadas, tesouros entre outros, ressaltando que “O grande tesouro é o estudo. Dinheiro, ouro escoa, some, se não tiver uma boa estrutura. Com estudo estaremos aptos a sonhar” - que incentivo!!! Foi muito interessante! Nossos alunos agradecem a grandeza do evento e a oportunidade ímpar de aprendizagem e cidadania.